Chegou a hora dos classificados no Vestibular Cederj 2023.2 realizarem a matrícula, que será feita em duas etapas: a primeira é obrigatória e realizada exclusivamente no ambiente de matrícula online ( http://provaecomprova.com/vestcederj/inscricao/ ). A matrícula será até às 22h do dia 19/07 para os convocados na primeira reclassificação. As outras duas reclassificações serão divulgadas nos dias 24 e 28 de julho de 2023. O candidato deve anexar o comprovante de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente e o documento oficial de identificação de forma digitalizada em uma das seguintes extensões: *PDF, *JPEG/JPG ou *PNG. A ausência de qualquer um dos documentos exigidos implicará na negativa ao pedido de matrícula. O candidato deve também assinar o Termo de Compromisso, no ambiente de matrícula online, dando ciência da obrigatoriedade da entrega de toda a documentação exigida no subitem 11.5.2, conforme estabelecido no subitem 11.1 2, que trata da segunda etapa da matrícula.

Documentos aceitos na primeira etapa da matrícula como comprovante de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente: certificado com conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, certificado de conclusão do Ensino Médio emitido pela Secretaria de Educação, no caso do aluno ter sido beneficiado pelo ENEM; declaração ou certidão emitida pelo colégio, desde que conste que o candidato concluiu o ensino médio; publicação no Diário Oficial da conclusão do ensino médio; declaração original da Secretaria de Educação do Estado que comprove a autenticidade do curso; histórico escolar completo do Ensino Médio contendo as assinaturas do secretário e do diretor da escola, além das notas e aprovação com séries cursadas; declaração provisória emitida pelo estabelecimento em que concluiu, na qual explicite a conclusão do Ensino Médio.

Documentos aceitos na primeira etapa da matrícula de identificação com foto: carteira de identidade, Registro Nacional de Estrangeiro, passaporte, carteira de trabalho, carteira profissional, carteira de identificação funcional ou Carteira de Nacional de Habilitação.
Para os candidatos do curso de Tecnologia em Segurança Pública, além dos dois documentos obrigatórios citados no subitem 11.1.1, deverão, obrigatoriamente, anexar documento comprobatório de sua condição funcional (carteira funcional ou contracheque) de forma a validar sua condição conforme os requisitos de ingresso estabelecidos no item 2.3.

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DE MATRÍCULA:

Leia atentamente as informações sobre Duplicidade de Matrícula. A lei 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas (em cursos de graduação) simultaneamente em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional. Caso você já tenha uma matrícula Cederj (ativa ou trancada) e deseja prosseguir coma nova matrícula, faça o seguinte procedimento: preencha o Termo de Opção, disponível na Plataforma Cederj (https://graduacao.cederj.edu.br/), em secretaria virtual/guias e documentos acadêmicos/procedimentos para requerimentos, e encaminhe para o e-mail de seu polo, após realizar a matrícula para procedimentos de cancelamento.

1. Consulte o edital para conferir quais são os documentos exigidos e como eles devem ser enviados no ato da matrícula, nos formatos PDF, JPEG/JPG ou PNG, no tamanho máximo de 8Mb.
  2. Selecione “Sim” se você tem alguma necessidade educacional especial, indique qual e adicione o seu laudo médico.
  3. Confira se os documentos que você anexou estão corretos. Se algum arquivo estiver errado, clique em “alterar arquivos”, retorne à tela anterior e selecione o arquivo certo.
  4. Para finalizar a matrícula marque “concordo com o termo de compromisso” e, em seguida, finalize a inscrição.
  5. Preencha o formulário da ficha socioeconômica e clique em salvar.

Atenção: Caso você já tenha uma matrícula antiga Cederj (ativa ou trancada), você deverá optar, no ato da nova matrícula, pela matrícula/curso que pretende permanecer. Basta acessara Plataforma Cederj no link https://graduacao.cederj.edu.br/, nos campos secretariavirtual/guias e documentos acadêmicos/ procedimentos para requerimentos. Acesse o requerimento Termo de Opção, preencha e encaminhe para o e-mail de seu polo, após você realizar sua matrícula para procedimentos de cancelamento.

Observação:

• O Termo de Opção só será utilizado para efetuar o cancelamento de matrícula dos cursos oferecidos na modalidade EaD pelo Consórcio Cederj.
  • Os candidatos devem acompanhar o resultado da análise da sua documentação através do próprio Sistema de Matrícula. Somente os validados receberão o número da matrícula com o qual poderão acessar o Sistema Acadêmico (SistaCad) e a Plataforma Cederj.

Caso tenha alguma dificuldade ou queira tirar alguma dúvida, entre em contato através do e-mail: vestibular.cederj.prograd@id.uff.br