Termina no dia 11 de setembro o prazo de inscrição para a XVII Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, coordenada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os candidatos deverão se inscrever, exclusivamente pela internet, por meio do link https://fecti.cecierj.edu.br/login.

Maior feira de ciências do estado, o evento reúne projetos de pesquisa de alunos dos Ensinos Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada, desenvolvidos nas escolas sob a orientação dos professores. A apresentação dos trabalhos acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), com entrada gratuita.

“A Fecti é uma feira científica que desperta em nós, jovens, a vontade de aprender e produzir mais. É o momento em que colocamos em prática nosso conhecimento e somos valorizados por todo o trabalho que produzimos”, disse Letícia Sarmento Toste, que participou da edição do ano passado, representando o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET Campus Maria Da Graça.

Leticia desenvolveu o projeto “Negras mulheres fazendo ciência: iniciação científica de jovens negras”, ao lado das colegas Agatha dos Santos e Priscila da Silva Pereira. O trabalho conquistou o Prêmio Divulgação Científica na Categoria Interdisciplinar e teve indicação para a Febrace 2023, onde ficou em  3º lugar na premiação “Manual do Mundo“. O projeto foi orientado pela professora Luciana Ferrari Cabral, com a coorientação de Mariana da Silva Lima.

Letícia, jovem negra consciente dos desafios impostos pelo racismo, falou a respeito de como o seu desempenho e das suas colegas na Fecti influenciou a autoestima do grupo. “Aumenta a esperança de fazer a diferença na sociedade, além de aumentar o desempenho dentro da sala de aula, pois temos mais desenvoltura com a oralidade”, afirmou a estudante.

Novidades

A XVII Fecti está cheia de novidades. Uma delas é que outras feiras de ciências realizadas no estado do Rio de Janeiro podem solicitar a sua afiliação ao evento. Os projetos selecionados nas feiras afiliadas têm até o dia 25 de outubro para realizar a inscrição.

Além da premiação de medalhas, troféus, indicação para participar de feiras nacionais, a XVII Fecti irá conceder dez bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cinco de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq serão destinadas para professores, orientadores ou coorientadores.

Todas as informações estão disponíveis em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/ .