As inscrições para a XVII Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro foram prorrogadas até o dia 15 de setembro e devem ser feitas pelo link https://fecti.cecierj.edu.br/login. Maior feira de ciências do estado, a realização é da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento reúne projetos de pesquisa de alunos dos Ensinos Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada, desenvolvidos nas escolas sob a orientação dos professores. A apresentação dos trabalhos acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), com entrada gratuita.

Os alunos do 6º ao 9º ano podem inscrever seus projetos nas categorias de Ciências do Ensino Fundamental II. Já os estudantes dos ensinos médio e técnico podem participar nas categorias Ciências Biológicas & Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar. Os projetos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência.

Para o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho, a realização de mais uma feira só demonstra a importância de eventos científicos voltados para jovens estudantes de escolas públicas e privadas de ensino: “Importante iniciativa no campo da divulgação científica, a Fecti é, por muitas vezes, o primeiro contato desses estudantes com feiras de ciências, que têm a oportunidade de mostrar os projetos que desenvolvem em suas escolas”.

Além da premiação de medalhas, troféus, indicação para participar de feiras nacionais, a XVII Fecti irá conceder dez bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cinco de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq serão destinadas para professores, orientadores ou coorientadores. Nesta edição, outras feiras de ciências, realizadas no estado do Rio de Janeiro, podem solicitar a sua afiliação ao evento. O prazo é até 25 de outubro para realizar a inscrição.

Depoimento de quem já participou

“A Fecti é uma feira científica que desperta em nós, jovens, a vontade de aprender e produzir mais. É o momento em que colocamos em prática nosso conhecimento e somos valorizados por todo o trabalho que produzimos”, disse Letícia Sarmento Toste, que participou da edição do ano passado, representando o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET Campus Maria Da Graça.

Leticia desenvolveu o projeto “Negras mulheres fazendo ciência: iniciação científica de jovens negras”, ao lado das colegas Agatha dos Santos e Priscila da Silva Pereira. O trabalho conquistou o Prêmio Divulgação Científica na Categoria Interdisciplinar e teve indicação para a Febrace 2023, onde ficou em  3º lugar na premiação “Manual do Mundo“. O projeto foi orientado pela professora Luciana Ferrari Cabral, com a coorientação de Mariana da Silva Lima.

Jovem negra, consciente dos desafios impostos pelo racismo, Leticia falou a respeito de como o seu desempenho e das suas colegas na Fecti influenciou a autoestima do grupo. “Aumenta a esperança de fazer a diferença na sociedade, além de aumentar o desempenho dentro da sala de aula, pois temos mais desenvoltura com a oralidade”, afirmou a estudante.

A realização da Fecti conta com apoio ISERJ/FAETEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Todas as informações estão disponíveis em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/ .