Desenvolver habilidades de aprendizagem com as novas tecnologias na escola, trazer mais segurança para a aplicação da prova e promover um ambiente mais sustentável com a economia de papel. Esses são alguns benefícios dos tablets, que estão sendo usados pelos alunos da Rede CEJA para a realização das provas. Os equipamentos já estão disponíveis em todas as escolas da rede e estão fazendo sucesso entre os alunos.

“É uma excelente iniciativa, porque é fácil de manusear, principalmente para quem já está acostumado a mexer com celular”, disse a estudante, observando que o uso da ferramenta vai tornar a realização das provas mais dinâmica. “O principal benefício é o tempo para fazer as questões e também para a correção. É bem melhor que o papel”, disse a aluna do ensino médio da escola Central do Brasil, Erikerle Dalila da Silva, de 38 anos.

Atualmente, o estado do Rio conta com 59 escolas da Rede CEJA, que é administrada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Educação. Para o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho, o uso da tecnologia na educação traz diversas vantagens: “O tablet facilitará a avaliação dos alunos e a correção. Vamos ampliar e estimular essas novas formas de ensinar e aprender, mas mantendo sempre a qualidade que é marca registrada da Rede CEJA”.

Marcelo Peixoto Pinto, de 53 anos, aluno do ensino fundamental do CEJA Central do Brasil, achou uma iniciativa importante a adoção do tablet nas escolas. “Foi uma novidade para nós acostumados com caneta e papel, mas estamos aprendendo a lidar com o tablet no dia a dia. É uma coisa boa e vai ajudar muito. A tecnologia veio para abalar”, afirmou.

A coordenadora pedagógica do CEJA Central do Brasil, Ana Luiza Falcão, explicou que o uso do tablet vai permitir a aplicação de uma variedade maior de avaliações (automáticas, semiautomáticas e personalizadas), com base em uma única ferramenta.

Inscrições abertas para o Provão do CEJA

Quem deseja concluir os ensinos fundamental e médio já pode se inscrever para o “Provão do Ceja”. A inscrição no Exame Estadual de Certificação é gratuita e deverá ser realizada até o dia 15 de setembro, na secretaria das escolas estaduais que integram a rede.

Os interessados podem se inscrever em um único nível de ensino (fundamental ou médio). As provas serão aplicadas nos dias 21 e 22 de outubro de 2023. Para participar do Provão do Ceja, o candidato deverá ter matrícula ativa em uma das unidades da rede.  Se você quer ser nosso aluno, a pré-matrícula é online, em https://www.cecierj.edu.br/rede-ceja/faca-sua-matricula/, onde também está disponível a lista com os endereços das escolas.

O certificado será concedido ao aluno que passar nas provas, realizadas por área de conhecimento: Ciência da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e Linguagens e suas Tecnologias (Artes; Educação Física; Língua Portuguesa, com redação; e Língua Inglesa).