Começa nesta terça-feira (16/01) o período de matrícula dos aprovados no Vestibular Cederj 2024.1. O prazo é até às 22h desta quarta-feira (17/01) para realizar esta etapa, que é on-line e obrigatória. Para se matricularem, os aprovados devem acessar a página do concurso no link https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2024-1/ . O resultado final está disponível, a partir desta segunda-feira (15), na página do concurso e também na consulta individualizada.

A matrícula será realizada em duas etapas. Na primeira é obrigatória a apresentação de cópia de documento oficial com foto (frente e verso) e documento que comprove a conclusão do ensino médio, como: certificado ou diploma de conclusão do ensino médio; histórico escolar do ensino médio; declaração da escola ou publicação em Diário Oficial.

O candidato perderá o direito à vaga, caso não apresente os documentos exigidos pelo edital (documento oficial com foto e comprovante de conclusão do Ensino Médio).

A segunda etapa da matrícula também é obrigatória e ocorrerá por curso e polo, em cronograma específico a ser divulgado por e-mail, a partir de fevereiro de 2024, aos candidatos que tiverem suas matrículas efetivadas. Após divulgação do cronograma, o candidato terá o prazo máximo de 30 dias para entregar fisicamente a documentação exigida pela universidade para a qual foi classificado nos polos regionais.

Duplicidade de matrícula

Leia atentamente as informações sobre Duplicidade de Matrícula. A lei 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas (em cursos de graduação) simultaneamente em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional.

Caso você já tenha uma matrícula antiga Cederj (ativa ou trancada), você deverá optar, no ato da nova matrícula, pela matrícula/curso que pretende permanecer. Basta acessar a Plataforma Cederj no link https://graduacao.cederj.edu.br/, nos campos secretaria virtual/guias e documentos acadêmicos/ procedimentos para requerimentos. Acesse o requerimento Termo de Opção, preencha e encaminhe para o e-mail de seu polo, após você realizar sua matrícula para procedimentos de cancelamento.

Os candidatos classificados, que efetuarem sua matrícula, podem entrar em contato com o Polo para obter o Termo de Opção, caso tenham dificuldade em acessar a Plataforma Cederj.

Cancelamento por “desistência da vaga” (durante o período de efetivação da matrícula dos calouros)

Caso o candidato, que já efetuou a matrícula, venha a desistir da matrícula dentro do período das reclassificações, este terá de pedir o Cancelamento de Matrícula através do Requerimento Escolar de Cancelamento de Matrícula. O aluno deverá solicitar o requerimento ao Polo, preencher e encaminhar via e-mail para o Polo, que enviará para o setor responsável pelo Vestibular, para que seja averiguada a possibilidade de usar essa vaga na reclassificação.

Reclassificação

Os candidatos devem ficar atentos às datas do resultado das reclassificações e as respectivas datas de matrícula que estão divulgadas no edital. Em caso de vagas não preenchidas em decorrência do previsto no item 11.4, a Fundação Cecierj divulgará, nos dias 23 de janeiro (primeira reclassificação), 29 de janeiro (segunda reclassificação) e 5 de fevereiro (terceira reclassificação e vagas remanescentes), na página www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2024-1/, a lista com os nomes dos candidatos reclassificados.

Esses candidatos deverão efetuar sua matrícula, obrigatoriamente, observando-se o disposto no item 11.1 e seus subitens, no ambiente de matrícula online, no endereço descrito acima, até às 22h nos dias 24 de janeiro (primeira reclassificação), até às 22h do dia 30 de janeiro (segunda reclassificação), e até às 22h do dia 6 de fevereiro (terceira reclassificação e vagas remanescentes).

Se tiver alguma dificuldade ou queira tirar dúvidas, entre em contato através do e-mail vestibular.cederj.prograd@id.uff.br.