Servidores participam de apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesa redonda e lançamento de livros

A Fundação Cecierj foi muito bem representada no 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, tradicional evento acadêmico-científico promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Os servidores destacaram o papel de vanguarda da instituição, através do Consórcio CEDERJ, com a oferta dos primeiros cursos públicos de ensino superior na modalidade EAD. O evento aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro, e reuniu educadores, pesquisadores e gestores.

Na edição foram apresentados trabalhos científicos desenvolvidos por servidores da Fundação Cecierj, além de palestras, lançamento de livro e premiação. Na entrega do prêmio Destaque ABED 2023, o terceiro lugar foi para Leonardo Viana, com a pesquisa projeto “Agora Theory”. Por meio da análise de dados, a iniciativa explora as percepções de grandes grupos de pessoas, investigando como suas “bolhas ideológicas” influenciam suas visões sobre diversas problemáticas pessoais e sociais.

“Estar entre as três pesquisas científicas de maior inovação em 2023 segundo a ABED é prova do nível e do tipo de pesquisa que realizamos nesta instituição, referência no Brasil”, comentou Leonardo, que atua no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação da Fundação Cecierj.

Outro destaque foi o lançamento do livro “Práticas e Experiências na Docência Online: Contribuições da Fundação CECIERJ”, organizado pelo professor Daniel Salvador e que contou com a presença das autoras Samira Mantilla e Bruna Werneck. A obra trata sobre o processo de transposição didática das aulas presenciais para modelos flexíveis de aulas remotas mediadas por tecnologia.

“Foi um prazer participar do 28º CIED, onde tivermos oportunidade de apresentar na sessão plenária principal do dia 17 a evolução história e futuros passos da Revista EaD em Foco, e ainda fazer uma homenagem ao Prof. Esteban que nos deixou recentemente. Também lançamos dois livros durante o evento. A oportunidade de troca e colaboração com outras universidades foi também um grande destaque”, comentou Daniel, que também compôs a mesa “EAD em Foco: histórico e perspectivas futuras de apoio à publicação científica na área de EAD no Brasil”, na seção Plenária. Ele completou:

“O evento foi oportunidade de conhecer o que há de mais atual em tecnologias, pesquisas projetos do Brasil e internacionalmente no campo da EAD e ensino hibrido. Os temas de destaque mais uma vez foram as hibridizações no ensino e tecnologias imersivas associadas a metaverso”.

“Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ: Histórico de EAD e Inovação” foi tema de mesa redonda com as servidoras Milena Nascimento, Diana Castellani, Flávia Busnardo, Luciana Perdigão, Licia Matos e Mariana Caser. Elas apresentaram os projetos inovadores desenvolvidos pela Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ nos dias de hoje no âmbito do NITE – Núcleo de Inovação e Tecnologia da Educação, do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e da produção de material didático.

Diana Castellani também participou da palestra “Redesenho colaborativo: novas propostas para o material didático do Consórcio Cederj” na seção Trabalhos Científicos. Já na seção Pôster, Bianca Giacomelli, Larissa Averbug, Núbia Roma e Camille Moraes apresentaram um pôster “Design e diálogo na renovação de um projeto gráfico”.