Muita fofura, criatividade e emoção. Essas foram as marcas da cerimônia de premiação da segunda edição da Olimpíada & Arte, no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias. A iniciativa é da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e é a primeira do país a reunir, equitativamente, conteúdos de ciências e artes voltados para os alunos dos ensinos fundamental I e II de escolas públicas e particulares do Estado do Rio.

“Nesta edição, atingimos 20 municípios, 81 trabalhos inscritos, e mais de 300 alunos e professores. E a cerimônia de premiação é para comemorarmos esses números, a qualidade dos trabalhos apresentados e, claro, festejarmos as artes e as ciências”, destacou a coordenadora da Olimpíada Thelma Lopes, na abertura do evento, ao lado da vice-presidente Científica, Regia Beatriz, e da professora Monica Dahmouche, uma das organizadoras da Olimpíada.

Além das já tradicionais medalhas de ouro, prata e bronze, a Olimpíada Ciência e Arte também premia nas seguintes categorias: Meninas nas Ciências, Acessibilidade, Escola Pública, Diário de Bordo, Vídeo Mais Criativo, Voto Popular, Regiões do Rio e Professor Olímpico em três categorias (4º e 5º anos, 6º e 7º anos e 8º e 9º anos). Uma ‘professora olímpica’ foi Alice Campos da Escola Municipal Tiradentes, em Magé.

“Nós montamos uma peça de teatro sobre o tema vacina, porque é preciso tomar vacina, entra com personagem do cientista. A Olimpíada é um projeto incrível e fiquei sabendo através de um colega, que já tinha participado da edição anterior. Fiquei superfeliz com o prêmio, especialmente nesta categoria, porque incentiva e valoriza o trabalho do professor e entendemos que estamos no caminho certo”, disse Alice que dá aula de Ciências.

A Olimpíada Ciência & Arte é uma iniciativa no campo da divulgação científica e, diferentemente das olimpíadas tradicionais. A da Fundação Cecierj busca o espírito de cooperação entre os estudantes, ancorada nos ideais de amizade, excelência e respeito. A iniciativa busca também realçar as relações entre artes e ciências. E foi exatamente isso que as alunas Sofia Nu e Malu Myra, ambas de 11 anos, fizeram com uma música da dupla Claudinho e Buchecha.

“Tivemos essa ideia, porque era uma música que eu já sabia no violão e a Manu na flauta. Para mim foi uma surpresa ganhar a medalha, pois são muitas pessoas concorrendo, é um evento grande e foi muito bom ganhar essa Olimpíada, que é uma competição coletiva e explora a nossa criatividade de várias maneiras”, explicou a aluna do Colégio Pedro II – Humaitá, que foi orientada pelos professores Jessica Barcellos e Pedro Tavares.

LISTAGEM DOS VENCEDORES

CATEGORIA 1

31 – Escola Firan SESI Duque de Caxias

7 – 402 na Ciência – Pedro II Campus Humaitá