Já está disponível, na página do concurso e também na consulta individualizada, a lista dos candidatos classificados na primeira reclassificação. O período de matrícula dos aprovados é até às 22h desta quarta-feira (24/01) pelo https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2024-1/. Esta etapa é on-line e obrigatória.

A matrícula será realizada em duas etapas. Na primeira é obrigatória a apresentação de cópia de documento oficial com foto (frente e verso) e documento que comprove a conclusão do ensino médio, como: certificado ou diploma de conclusão do ensino médio; histórico escolar do ensino médio; declaração da escola ou publicação em Diário Oficial.

O candidato perderá o direito à vaga, caso não apresente os documentos exigidos pelo edital (documento oficial com foto e comprovante de conclusão do Ensino Médio).

A segunda etapa da matrícula também é obrigatória e ocorrerá por curso e polo, em cronograma específico a ser divulgado por e-mail, a partir de fevereiro de 2024, aos candidatos que tiverem suas matrículas efetivadas. Após divulgação do cronograma, o candidato terá o prazo máximo de 30 dias para entregar fisicamente a documentação exigida pela universidade para a qual foi classificado nos polos regionais.

Duplicidade de matrícula

Leia atentamente as informações sobre Duplicidade de Matrícula. A lei 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas (em cursos de graduação) simultaneamente em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional.

Caso você já tenha uma matrícula antiga Cederj (ativa ou trancada), você deverá optar, no ato da nova matrícula, pela matrícula/curso que pretende permanecer. Basta acessar a Plataforma Cederj no link https://graduacao.cederj.edu.br/, nos campos secretaria virtual/guias e documentos acadêmicos/ procedimentos para requerimentos. Acesse o requerimento Termo de Opção, preencha e encaminhe para o e-mail de seu polo, após você realizar sua matrícula para procedimentos de cancelamento.

Os candidatos classificados, que efetuarem sua matrícula, podem entrar em contato com o Polo para obter o Termo de Opção, caso tenham dificuldade em acessar a Plataforma Cederj.

Cancelamento por “desistência da vaga” (durante o período de efetivação da matrícula dos calouros. Caso o candidato, que já efetuou a matrícula, venha a desistir da matrícula dentro do período das reclassificações, este terá de pedir o Cancelamento de Matrícula através do Requerimento Escolar de Cancelamento de Matrícula. O aluno deverá solicitar o requerimento ao Polo, preencher e encaminhar via e-mail para o Polo, que enviará para o setor responsável pelo Vestibular, para que seja averiguada a possibilidade de usar essa vaga na reclassificação.

Reclassificação

Os candidatos devem ficar atentos às datas do resultado das reclassificações e as respectivas datas de matrícula que estão divulgadas no edital. Em caso de vagas não preenchidas em decorrência do previsto no item 11.4, a Fundação Cecierj divulgará nos dias 29 de janeiro (segunda reclassificação) e 5 de fevereiro (terceira reclassificação e vagas remanescentes), na página www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2024-1/, a lista com os nomes dos candidatos reclassificados.

Esses candidatos deverão efetuar sua matrícula, obrigatoriamente, observando-se o disposto no item 11.1 e seus subitens, no ambiente de matrícula online, no endereço descrito acima, até às 22h nos dias 30 de janeiro (segunda reclassificação) e até às 22h do dia 6 de fevereiro (terceira reclassificação e vagas remanescentes).

Se tiver alguma dificuldade ou queira tirar dúvidas, entre em contato através do e-mail vestibular.cederj.prograd@id.uff.br.