O Museu Ciência e Vida inaugura uma nova exposição, nesta quinta-feira (2), a partir das 14h. “Barboza Leite – 100 anos” traz obras de Francisco Barboza Leite, um artista multitalentoso que, por mais de 40 anos, dedicou-se à cultura e às artes de Duque de Caxias, cidade onde está localizado o Museu Ciência e Vida, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A exposição é composta por 21 telas e 11 desenhos originais que apresentam parte da obra do artista, cujo acervo pertence aos familiares do artista. O público também vai conferir uma reprodução, em tamanho original, de um quadro premiado que foi digitalmente restaurado. Por conta de sua importância, o Dia Municipal da Cultura, comemorado em 20 de março, é na data de seu aniversário.

“A exposição veio para consagrar o Dia da Baixada Fluminense, comemorado em 30 de abril, e celebrar a relevância desse artista para o território, especialmente Duque de Caxias, onde é considerado um ícone da cultura e das artes. A iniciativa é importante para estreitar laços com agentes culturais da baixada fluminense, uma relevância que nasce e floresce em nós mesmos, nossa gente e território”, declarou Rodrigo Soares, que trouxe a mostra para o Museu Ciência e Vida, em uma parceria com outro espaço importante da Baixada Fluminense, o Museu Vivo do São Bento.

O artista

Nascido em Uruoca, no Ceará, em 1920, Barboza Leite veio conhecer Duque de Caxias, através do amigo Solano Trindade, no final da década de 1940, trazendo a família para aqui viver em 1952. Desde então, passou a ser a sua casa, seu lugar no mundo.

Barboza Leite era tipógrafo, fotógrafo, retocador, pintor, desenhista, escritor, músico, ator, diretor, roteirista, cinegrafista… além de ser esposo, pai e avô de uma família numerosa, crescida e espalhada a partir dessa Duque de Caxias.

SERVIÇO:
Museu Ciência e Vida