Início » NITE

Informações sobre o Núcleo

O NITE (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação) surge da necessidade de ir além nas políticas públicas já bem-sucedidas e exitosas da Fundação Cecierj nos últimos 20 anos. Ao incorporar práticas inovadoras, com pesquisa e desenvolvimento, buscamos recolocar a instituição em uma posição de vanguarda nos contextos estadual, nacional e internacional.
 
Somos um setor de pesquisa e desenvolvimento, que funciona como um HUB de inovação, ou seja, que buscará estimular a sinergia interna, valorizando as práticas inovadoras e estimulando novos projetos em áreas como: modelagem e impressão 3D; realidade virtual e ampliada; podcasts e videocasts; recursos educacionais abertos, com foco no moodle 4.0; publicações digitais, dentre outros.
 
Para isso, contamos com um espaço físico que contempla equipamentos de ponta, a fim de estruturar quatro laboratórios principais: produção e ensino multimídia; produção audiovisual; materialização 3D e de interatividades. Focaremos também na cooperação com outras instituições e na captação de recursos para a viabilização de novos projetos.
Portaria de Criação do NITE
Quem somos

Fábio Rapello Alencar
Mario Ricardo da Silva Lima
Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco

E-mail: nite@cecierj.edu.br

PODCASTS

25 minutos

Este podcast é um braço do trabalho desenvolvido pela equipe de material didático impresso na elaboração do livro das disciplinas de Literatura Portuguesa I e II (UFF-Cederj), em parceria com o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (Nite) da Fundação Cecierj.

O 25′ é um podcast composto por episódios que contam, cada um, com aproximadamente 25 minutos de duração. Neles, as apresentadoras Licia Matos e Mariana Caser conversam com especialistas na área da literatura portuguesa sobre os temas abordados nos quatro volumes constitutivos da disciplina. O podcast conta com o apoio da FAPERJ.

Link Spotify 25 minutos

Link Google Podcasts 25 minutos

NiteCast

O NiteCast é um programa de entrevistas organizado pelo Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (Cecierj), órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A cada programa traremos convidados que conversarão sobre temas relacionados à interface entre tecnologias e educação. O podcast conta com o apoio da FAPERJ.

Link Spotify NITECAST

Link Google Podcasts NITECAST

EPISÓDIOS

25 Minutos

Episódio 1 (parte 1) – Licia Matos e Marina Caser recebem a professora Ida Alves.

Episódio 1 (parte 2) – Licia Matos e Marina Caser recebem a professora Ida Alves.

Episódio 2 – Neste episódio piloto, Vittorio Lo Bianco, Coordenador do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação da Fundação Cecierj, recebe Licia Matos e Marina Caser, que apresentam o podcast.

Episódio 3 (parte 1) – Licia Matos e Marina Caser conversam com a professora Teresa Cerdeira.

Episódio 3 (parte 2) – Licia Matos e Marina Caser conversam com a professora Teresa Cerdeira.

Episódio 4 (parte 1) – Licia Matos e Marina Caser conversam com a Profa. Dra. Viviane Vasconcelos (UERJ)

Episódio 4 (parte 2) – Licia Matos e Marina Caser conversam com a Profa. Dra. Viviane Vasconcelos (UERJ)

 

NITECAST

Episódio 1 – Coordenadores do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (Cecierj)

Episódio 2 – João Carrilho (Presidente da Fundação Cecierj)

Episódio 3 – Luciana Perdigão (Diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Fundação Cecierj) e Aline Kauffmann (NITE)

Episódio 4 – Carolina Costa – Presidente da Faetec (Especial Rio Innovation Week 2023)

Episódio 5 – Prof. Dr. Marcos Azevedo Benac (Coordenadora do curso de Licenciatura em Turismo – UFRRJ) e Profa. Dra. Milena de Sousa Nascimento Bento (Diretora Acadêmica da Fundação Cecierj) Especial Rio Innovation week 2023

Episódio 6 – Profa. Joice Reis, ex-aluna do Consórcio Cederj, Profa. do Ensino Médio e Mestre em Educação (Especial Rio Innovation Week 2023)

Episódio 7 – Recebemos os Professores Henrique da Hora e Wagner Bretas para uma conversa com foco na inovação e no empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro. (Especial Rio Innovation Week 2023)

Episódio 8 – Recebemos o professor Aquilino Senra, Diretor de Tecnologia da Faperj, para uma conversa sobre o papel da Faperj na inovação do Estado do Rio de Janeiro.

Episódio 9 – Recebemos a Fabiane Proba, Doutora Empreendedora Faperj, para uma conversa sobre o papel da Faperj na inovação do Estado do Rio de Janeiro.

Episódio 10 –  Recebemos o Subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Edgard Leite.

X