O Museu Ciência e Vida, implantado no Centro do município de Duque de Caxias, é um empreendimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, através da Fundação CECIERJ — Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto conta com apoio e consultoria técnica de importantes instituições e empresas, destacando-se a Petrobras e a Fiocruz.

Objetivos:

• Contribuir para despertar junto aos jovens vocações científicas e técnicas;
• Apoiar o processo de ensino-aprendizagem de forma prazerosa e divertida, através de ações inovadoras;
• Estimular a experimentação, a observação, a descoberta e o pensamento científico nas diversas áreas do conhecimento;
• Contribuir para elevar o nível da cultura científica do cidadão, possibilitando uma participação social consciente e informada;
• Contribuir para a ampliação da consciência pública sobre a estreita relação existente entre meio ambiente e qualidade de vida;
• Promover a melhoria do ensino de Ciências.

Museu Interativo

A interatividade é um conceito que norteia todo o museu. Com variedade de recursos de tecnologia de ponta e cercado por ambientes modernos, dinâmicos e lúdicos das exposições, o visitante é convidado a ser agente principal do próprio museu. Experimentando, explorando, sentindo, tocando e observando, o público é envolvido pelo conhecimento científico, possibilitando maior aproximação entre o mundo científico e o cotidiano das pessoas. Como museu interativo de última geração, permitirá a inserção do Brasil em um novo panorama mundial de museus temáticos.

Localização e Entorno

O Museu Ciência e Vida se situará no coração de Duque de Caxias. Ocupa o prédio do antigo fórum de Duque de Caxias, endereço referencial da população da Baixada Fluminense. O prédio totalmente reformado e remodelado para as necessidades especiais de um museu de última geração. Além de um pavimento, com um amplo auditório e um moderno planetário fixo, ampliando assim sua área total construída para 4.366 m2.

O Museu Ciência e Vida possui localização privilegiada, pois é de fácil acesso aos meios de transporte e próximo à principal via de acesso ao centro do Rio de Janeiro, a Linha Vermelha, à Via Dutra e à Rodovia Washington Luiz, principal via da Baixada Fluminense. Atualmente são treze empresas de ônibus servindo 33 linhas que ligam todas as zonas urbanas da Cidade do Rio de Janeiro ao museu, entre outras linhas intermunicipais.

O tempo médio de viagem dos bairros do Rio de Janeiro é de no máximo 30 minutos; para as linhas intermunicipais, é de 1 hora e 30 minutos. Ainda há possibilidade de acesso pela estação de trem de Duque de Caxias, que funciona de domingo a domingo; essa estação fica a cerca de dez minutos a pé do Museu Ciência e Vida.