No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo, profissão que é contemplada em dois cursos oferecidos pelo Consórcio Cederj: Licenciatura em Turismo e Tecnologia em Turismo. Os interessados em investir na carreira podem se inscrever no Vestibular Cederj 2020.1 e começar a estudar no próximo ano. Para a Licenciatura, são oferecidas 335 vagas, já para o Tecnólogo, são 250 vagas. Para isso, basta acessar este link http://bit.ly/2nOAjIq até o dia 24 de outubro.

Mas qual a diferença entre os cursos de Licenciatura e Tecnólogo? A Professora Doutora Teresa Catramby, coordenadora do curso de Licenciatura em Turismo oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), é direta ao explicar que, enquanto o primeiro prepara o profissional para dar aulas em escolas que oferecem o curso técnico, o segundo é voltado para o mercado de trabalho externo.

“Algumas escolas estão oferecendo Turismo como opção profissionalizante e técnica já a partir do Ensino Fundamental. Para dar aula, é preciso ser formado em Licenciatura. É a única profissão, aliás, que tem reserva de mercado”, comenta Catramby, que segue falando sobre a carreira: “Como o curso tem a mesma carga horária do Bacharelado, quem se forma em Licenciatura também pode trabalhar no mercado corporativo, principalmente nas áreas de gestão”.

O Coordenador do curso de Tecnologia em Turismo pelo CEFET-RJ, Felipe Gonçalves Félix, detalha as atribuições que uma pessoa formada por essa graduação poderá ter: “O tecnólogo pode comercializar pontos turísticos, organizar eventos, trabalhar em agências de turismo, consultoria profissional, etc. Além disso, o profissional pode atuar na gestão pública, fazendo o planejamento turístico de uma cidade, atribuição que tem crescido muito, por conta do aumento dos concursos públicos realizados pelas Prefeituras”.

No Rio de Janeiro, o Governo do Estado está se organizando para melhorar a estrutura e a oferta de atrações turísticas, o que pode aquecer ainda mais o mercado.

“O Governo está fazendo uma supercampanha para promover o Rio de Janeiro. Tivemos um boom quando ganhamos o direito de sediar grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas, e agora, a Secretaria Estadual de Turismo (SeTur) está fazendo parcerias com companhias aéreas e reuniões com executivos de grandes redes hoteleiras para dinamizar o mercado e aumentar o fluxo de turistas”, conta Teresa Catramby.

A Professora diz, ainda, que os municípios também estão empenhados em desenvolver experiências turísticas inovadoras: “A Baixada Fluminense, por exemplo, está trabalhando para fortalecer o ecoturismo. Esses projetos precisarão de profissionais qualificados para serem colocados em prática”.

Serviço:

Vestibular Cederj de Graduação a Distância 2020.1
Valor da Inscrição: R$ 88.
Período de Inscrição: Até 24/10/2019.
Prova: 24/11/2019.
Resultado Final: 09/01/2020.
Início das Aulas: Primeiro semestre de 2020.
Mais informações: (21) 2334-1583 ou cecierj.edu.br/cederj.