Maio está cheio de eventos astronômicos especiais e a gente listou eles aqui para que vocês não percam nenhum. Agora é ficar acordado até um pouquinho mais tarde, olhar para a janela e, claro, torcer para o tempo abrir!

? 06 a 15 de maio → Conjunção Lua, Júpiter, Saturno e Marte. Os quatro astros podem ser vistos juntos no céu a partir do dia 06, por volta de meia-noite. Neste horário, nos primeiros dias, a Lua estará mais para oeste (o lado em que o sol se põe) e os planetas estarão a leste (onde o Sol nasce). A medida que os dias forem passando, a Lua vai “se aproximar” cada vez mais pelos planetas, passando por eles.

? 06 a 28 de maio → Chuva de meteoros Eta-Aquáridas: Uma das chuvas de meteoros mais bonitas de se ver aqui no Hemisfério Sul, os meteoros da Eta-Aquáridas se originam do famoso cometa Halley! A chuva poderá ser vista até do dia 28 de maio, mas terá sua maior intensidade entre 5 e 7 deste mês. Para ver: o “centro” desta chuva de meteoros, o que chamamos na astronomia de “radiante”, é a constelação de aquário. Entre os dias 6 e 7 de maio, esta constelação estará no lado leste do céu – aquele que o sol nasce – por volta das 2h da manhã. Assim, ela pode ser vista a partir deste horário até o amanhecer. Talvez a Lua Cheia atrapalhe um pouco, então é para ficar com os olhos atentos.

? 07 → Superlua! A Superlua é um fenômeno que combina dois fatores: a Lua estar na fase cheia e estar na posição da sua órbita que é mais próxima da Terra, o perigeu. Como resultado, ela aparece um pouco mais brilhante e maior que uma Lua Cheia habitual. Lindo de se ver!

? 23 a 24/05 → Festa dos Planetas! No início da noite do dia 23 de maio, poderemos ver Vênus e Mercúrio juntos no céu, na hora do crepúsculo, bem pertinho do Sol que estará se pondo. Mais tarde, por volta das 22 horas, Júpiter e Saturno aparecem a Leste (o lado que o Sol nasce). Por volta da meia-noite, Marte se junta a eles.