Desde 2003, o Pré-Vestibular Social (PVS), da Fundação Cecierj, atende cerca de sete mil alunos, em todo o Rio de Janeiro, no preparatório para as provas de acesso às universidades. Por conta da Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas, mas a equipe do projeto montou diversas estratégias para manter o aprendizado e o vínculo com os estudantes. Os mediadores e coordenadores de disciplina já prepararam mais de 170 vídeos com os conteúdos das aulas, além de áudios, resumos dos vídeos e o material didático impresso, que foi convertido para PDF. Agora, todo esse material estará disponível para quem não está matriculado no PVS através do Google ClassRoom. Para ter acesso, basta a pessoa interessada entrar em http://classroom.google.com, fazer login com sua conta do Google e, na página “turmas”, clicar em participar de uma turma com o código do PVS: yvkvla6.

“As aulas presenciais do PVS, infelizmente, não tiveram início devido à pandemia, mas buscamos alternativas para os nossos alunos não ficarem sem estudo. Uma das nossas primeiras iniciativas, e que demos continuidade, foi a produção de vídeos. Depois, nós passamos a converter para áudio, acompanhado de um resumo da aula, para os alunos com baixo acesso à internet. Agora, com a chegada da metade do ano, com orientação de não voltarmos às aulas presenciais, decidimos não abrir inscrição para o intensivo, que seria uma ocupação das vagas ociosas. Resolvemos, então, centralizar todo o conteúdo no Google ClassRoom, que é uma ferramenta que facilita essa organização. Foi uma maneira que encontramos de compartilhar um material de qualidade, produzido pelos nossos mediadores, com quem não está matriculado no PVS”, explica Luiz Bento, diretor do PVS.

Em março, os mediadores e coordenadores de disciplina começaram a produzir vídeos semanais, que contam com tradução para libras, sobre os temas mais importantes para as provas, além de um vídeo semanal com dicas de como estudar em casa e se preparar para as provas. Todo esse material é convertido em áudio e acompanhados por um resumo para auxiliar quem têm acesso limitado à internet. Sempre que um material novo é postado no canal do Youtube, os alunos recebem um aviso pelo Telegram, que foi mais um canal de divulgação criado para o compartilhamento dos materiais didáticos do PVS.

“Desenvolvemos essas estratégias desde março, e continuamos fazendo até hoje, buscando sempre integrar mais os alunos. Não queríamos que eles ficassem só aguardando o retorno das aulas presenciais, que sempre foi um dos pontos fortes do PVS, já que temos unidades em todas as regiões do Estado. A nossa produção de conteúdo foi tão grande, que resolvemos disponibilizar de forma mais fácil, tanto para os alunos do PVS, quanto para qualquer interessado em complementar os estudos para o vestibular através do Google ClassRoom”, destaca Bento.

Atualmente, o PVS tem cerca de 4100 alunos ativos de um total de sete mil matriculados no início do ano, o que significa estarem acompanhando o envio do material e em contato direto com os mediadores. Natalia do Nascimento Silva de Abreu, de 17 anos, é uma dessas estudantes. Matriculada na rede estadual de ensino, no Instituto de Educação de Educação Sarah Kubitschek, ela estuda na unidade do PVS localizada em Campo Grande. Em um primeiro momento, a menina ficou preocupada em interromper o preparatório para o vestibular, mas agora aproveita todas as ferramentas disponibilizadas pelo projeto.

“Faço os simulados, os exercícios das apostilas, sigo a planilha certinha com o cronograma, vejo todos os vídeos no canal do YouTube. Além disso, os professores do PVS passam lives e mandam vídeos corrigindo os exercícios e tirando as principais dúvidas e isso é muito enriquecedor. No primeiro momento, eu fiquei preocupada quando soube que não ia ter a aula presencial, mas agora, mesmo sabendo que o ensino a distância não é capaz de substituir o contato presencial, eu estou aprendendo muito. O PVS é uma oportunidade muito boa que nós temos de aprender e ter alguém para auxiliar com o conteúdo é incrível”, conta Natália.

Crédito: