Será que planetários promovem sessões acessíveis ao público surdo e são preparados para atender pessoas com esse tipo de deficiência? E as palavras da astronomia, são traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Atentos a essa pauta sobre inclusão, o Museu Ciência e Vida, unidade da Fundação Cecierj, vinculada à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e o Projeto Surdos – UFRJ promovem o primeiro encontro dos “Planetários e o público surdo”, com um debate virtual, que acontece no dia 28 de abril, das 13h30 às 19h, no Canal do YouTube do Museu Ciência e Vida.

O evento tem como objetivo trocar experiências, transpor barreiras e apontar soluções para sessões de planetários mais acessíveis à pessoa surda. A iniciativa é o primeiro passo para a construção coletiva de uma língua única de sinais de astronomia em Libras, visando ao princípio de que o acesso à comunicação é um direito de todos.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está alinhada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS4) de assegurar educação inclusiva e equitativa, além de qualidade a todos.

Os participantes do encontro “Planetários e o público surdo” receberão certificados de participação.

*Serviço:*

Data: 28 de abril de 2021
Horário: das 13h30 às 19h
Local: Canal do YouTube do Museu Ciência e Vida ( https://youtu.be/a9KQSl-BPrA )