Cursar uma faculdade pública era um sonho antigo da moradora de Maricá Ana Paula de Oliveira Froes e que se materializou em 2017 quando foi aprovada em um vestibular do Cederj para o curso de licenciatura em Turismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seu exemplo serviu de inspiração para sua mãe, Silvania de Oliveira Froes, que estuda licenciatura em Geografia pela UERJ, na unidade de Niterói, e, agora, para seu tio, Sidnei de Oliveira. Ele se matriculou no Vestibular Cederj 2021.2 para uma vaga no curso de Tecnologia em Sistemas de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Nova Iguaçu.

“Quando fui morar perto da minha filha, vi o entusiasmo dela com as vantagens de um ensino a distância e me animei. A primeira coisa que me incentivou foi não precisar do dia a dia de uma sala de aula, com pessoas de uma geração diferente da minha. O fato de não ter que me deslocar todos os dias para assistir aula também contribuiu para a minha decisão, além de contar com o apoio da família”, disse Silvania, que já está pensando em fazer outra graduação assim que concluir o curso de Geografia.

O tempo que ficou fora de uma sala de aula e o pouco conhecimento de informática foram desafios que precisaram ser superados por Silvania. “Com a ajuda de todos, família e amigos, estou conseguindo. Felizmente fui muito bem recebida pelos colegas de curso e conto com a ajuda dos profissionais do Polo Cederj Niterói”, afirmou.

Para Ana, se estudar na modalidade de ensino presencial era uma situação muito distante das suas possibilidades, devido à correria de conciliar o trabalho com as responsabilidades de família, tudo isso mudou depois que ela foi aprovada em um vestibular do Cederj. “Com o ensino a distância consigo administrar meus horários e assim me dedicar aos estudos. A modalidade semipresencial permite que eu não perca tempo com o deslocamento da minha casa até a faculdade”, explicou Ana Paula.

“O Vestibular Cederj é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar em uma das melhores universidades do país. “É uma importante política de Educação que, mediada por tecnologia, universaliza o acesso ao ensino superior seja por questões geográficas ou socioeconômicas”, comenta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Vestibular Cederj 2021.2

Aqueles que, assim como os integrantes da família Oliveira, também desejam ingressar no ensino superior podem se inscrever, até o dia 17 de junho, na 39ª edição do Vestibular Cederj. Todas as informações estão disponíveis no site da Fundação Ceperj, organizadora do concurso, em www.ceperj.rj.gov.br. Os aprovados serão alunos regularmente matriculados em uma das instituições do Consórcio Cederj (Cefet/RJ, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ ou UniRio), que é coordenado pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“O Vestibular Cederj é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar em uma das melhores universidades do país. É uma importante política de Educação que, mediada por tecnologia, universaliza o acesso ao ensino superior seja por questões geográficas ou socioeconômicas”, comenta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

O concurso tem a oferta de 7.574 vagas distribuídas em 16 cursos entre licenciatura (História, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo), bacharelado (Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção) e tecnólogo (Sistemas de Computação, Gestão de Turismo e Segurança Pública).

“Com uma rede de 35 polos instalados, o Consórcio Cederj tem contribuído para a formação acadêmica e profissional de milhares de pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro com a oferta de ensino superior a distância semipresencial e gratuito. É um trabalho que consolida essa iniciativa como uma referência no Brasil”, destaca o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.