Importante espaço de debate do futuro da Educação, a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, realizada em janeiro, em Brasília, contou com a participação do tutor do Cederj, Renato Batista, como delegado eleito do estado do Rio de Janeiro. Ele destacou que a iniciativa é um instrumento importante para o aperfeiçoamento da educação a distância no Brasil.

“A Conae e o Novo Plano Nacional de Educação (2024-2034) vão contribuir para o aperfeiçoamento e melhorias da educação a distância no Brasil e, consequentemente, na melhoria das condições de trabalho e reconhecimento dos profissionais da EaD”, afirmou.

Renato trabalha no Consórcio Cederj/UAB/Capes desde 2016 e, atualmente, é tutor presencial da licenciatura em Pedagogia, curso ofertado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no âmbito do Consórcio Cederj no Polo Macaé. Ele defende que o debate sobre políticas públicas de educação a distância no Brasil seja ampliado, para que o assunto vire uma pauta recorrente em ambientes múltiplos:

“Considero que precisamos aprofundar e melhorar os debates sobre a EaD no Brasil, em diferentes espaços, como escolas, universidades, sindicatos, movimentos estudantis, sociais, e pelas administrações públicas nas esferas estadual, federal e municipal, além do próprio MEC”, declarou Renato, que é doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Ministério da Educação foi responsável pela Conferência Nacional, precedida de conferências estaduais, distritais e municipais, e teve como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. O evento será desdobrado em sete eixos, que vão abrir as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE.