Estudante do Polo Cecierj/Cederj Rio Bonito, Isabela da Silva, de 22 anos, foi contemplada na edição especial do Prêmio Estudante Cidadão UFF 2021, concedido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em reconhecimento aos alunos que se destacaram em ações de cidadania. Isabela foi indicada em função das iniciativas que criou para ajudar os colegas que foram afetados pela pandemia. O prêmio, que mobilizou as coordenações de cursos de graduação, recebeu 44 indicações de estudantes da UFF.

“As dificuldades começaram a surgir e senti a necessidade de ajudá-los e incentivá-los para que não abandonassem a graduação e nem as atividades online do polo e, através de videochamadas, procurei motivar os novos alunos a participarem das tutorias. O curso de Matemática não é fácil, mas existem excelentes profissionais disponíveis para nos ajudar e ensinar”, disse Isabela, que está no último período do curso de licenciatura em Matemática.

Para o diretor do polo Rio Bonito, Charlles da Fonseca Lucas, as iniciativas dos estudantes homenageados com o Prêmio Estudante Cidadão 2021 são bem significativas. “Nesta conjuntura, a Isabela incentivou a organização de grupos de estudo a fim de promover a permanência dos alunos no curso”, disse o diretor acrescentando ser uma prática fomentada pelo próprio polo, que começa no acolhimento dos calouros na aula inaugural.

Ação relevante

Ser uma das agraciadas com o Prêmio Estudante Cidadão UFF 2021 serviu para mostrar à Isabela que a preocupação com o bem-estar dos colegas não é um comportamento fora do contexto do exercício da cidadania. Feliz com o resultado, ela disse que o aprendizado no polo Cecierj/Cederj ajuda a formar cidadãos mais conscientes. “Não há palavras suficientes para definir o que representa para mim”, disse Isabela, que completa:

“Ser a única aluna do Cederj agraciada com o prêmio especial é algo inenarrável, me sinto feliz em ver que toda a minha dedicação é positiva, não só para mim, mas também para meus colegas e para o meu polo. O ensino ministrado pelos professores e coordenadores, em conjunto com os materiais didáticos que são oferecidos, proporcionam um aprendizado de alta qualidade e formam alunos conscientes”.

Isabela disse que a iniciativa da UFF é importante e vai incentivar outras pessoas a se mobilizarem para ajudar os estudantes. “Parte dos alunos do ensino superior precisa trabalhar. Com isso, praticar a cidadania é preciso. Motivar e se dedicar a ajudar os calouros ou mesmo os veteranos é um ato de empatia. A iniciativa da UFF é um meio de reconhecimento e incentivo para o cidadão que se dedica a auxiliar seus colegas”, observou Isabela.

Série especial

Para a pró-reitora de graduação da UFF, professora Alexsandra Anastacio, os prêmios Excelência em Docência e Estudante Cidadão 2021 reconhecem e valorizam as ações de professores e estudantes pela educação e formação cidadã. “Os premiados representam diversos membros da nossa comunidade acadêmica que se reinventaram durante a pandemia e demonstraram, com iniciativas pedagógicas transformadoras, que esta premiação reforça  o compromisso da universidade com a educação, ciência e inclusão social”, disse a pró-reitora.

A série especial “Premiados Prograd 2021” marcará as homenagens aos professores e estudantes indicados nos prêmios Excelência em Docência – Destaque 2021 e Estudante Cidadão com fotos e vídeos enviados pelos contemplados nas redes sociais (Facebook e Instagram @prograduff) do Prograd.

Para conhecer os premiados, acesse: https://www.uff.br/?q=premiacoes-academicas-prograd-2021-premio-de-excelencia-em-docencia-destaques-2021-e-premio