O “Diário de bordo” da Olimpíada de Ciência & Arte da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ganhou uma edição digital, que já está disponível para download em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/i-olimpiada-de-ciencia-arte-da-fundacao-cecierj/. A publicação traz o mesmo conteúdo da versão impressa com trechos dos “diários de bordo” elaborados pelos alunos que participaram da I Olimpíada, sob a orientação dos seus professores.

Thelma Lopes, coordenadora da Olimpíada de Ciência & Arte, disse que a ideia de produzir uma edição digital do “Diário de bordo” tem como objetivo aumentar o acesso à publicação. “Como a edição impressa, financiada pelo CNPq, foi elaborada em tiragem reduzida, voltada especificamente para os participantes, decidimos gerar uma versão virtual para ampliar o alcance da publicação”, explicou.

O objetivo dos diários foi registrar como os experimentos foram elaborados ao longo da segunda fase da Olimpíada e, a partir de agora, estará disponível para o público em geral e servirá de material de consulta e inspiração aos futuros participantes. As inscrições para a segunda edição do evento começam no dia 21 de março.

“É uma ótima iniciativa, pois valoriza os professores, destacando a importância enquanto mediador de conhecimento e das atividades interdisciplinares, e os colégios. A nossa participação fez com que nossa escola se destacasse entre as unidades pilotos do município. Só temos a agradecer”, disse Valéria da Silva Caldas, orientadora da Escola Municipal Verônica Maria Nunes, em Magé, contemplada com duas medalhas na Olimpíada: Melhor Escola Pública e Meninas nas Ciências.

Sobre o livro

O “Diário de bordo” é uma realização da Fundação Cecierj, com o apoio do CNPq, e uma oportunidade de conhecer as características e particularidades do caminho percorrido por cada grupo que participou da I Olimpíada de Ciência & Arte. Ao acessar a publicação, o leitor vai conhecer o conjunto de imagens, desenhos, cenas, letras e composições visuais de todo o processo de criação e registro dos experimentos realizados e apresentados no evento. Vai ser possível, também, conferir como foi criada a identidade visual da iniciativa.

Organização: Thelma Lopes e Larissa Averbug

Textos: Thelma Lopes, Monica Dahmouche, Luiz Bento, Milena Nascimento e Larissa Averbug

Imagens: Alunos e professores participantes da I Olimpíada de Ciência & Arte

Seleção de imagens: Thelma Lopes e Larissa Averbug