Dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Administrador. O consórcio Cederj oferece o curso pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 14 polos. O curso, que tem nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) – o maior conceito do exame e a melhor avaliação -, é o único que, simultaneamente nas modalidades presencial e a distância, tem nota máxima entre todas as graduações oferecidas pela UFRRJ a ter essa avaliação.

Para o coordenador do curso do Cederj, Silvestre Prado, – citando Peter Drucker – a Administração é a profissão do século XXI por ser, este, o período da gestão, assim como a Engenharia foi a profissão do século XX.

“Administração é o top para o mundo do século XXI. Tudo precisa de gestão, por mais que se use a tecnologia para gerenciar tudo. Ela abrange cinco grandes áreas: produção, recursos humanos, marketing, planejamento (estratégia) e finanças. Como a Administração possui muitas aplicações, o profissional pode trabalhar em praticamente todas as áreas… ele pode gerenciar, por exemplo, um hospital, sem entender nada de saúde, porque irá cuidar da parte financeira da unidade de saúde”, explica o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP).

Prado comenta que a versatilidade da carreira faz com que ela não corra risco de desaparecer em detrimento da tecnologia: “Ainda que as máquinas estejam substituindo as pessoas, em especial em linhas de produção, é preciso alguém que gerencie a compra, a venda, a propaganda, a preparação do que as pessoas vão precisar. É o mercado de trabalho mais amplo de todos”.

Justamente por ser um mercado amplo, é necessário escolher um caminho e se especializar para construir melhor a carreira.

“A pessoa deve sempre se preparar para fazer uma pós. Em Portugal, não existe graduação em Administração, só pós-graduação na área. Um estudante de Contabilidade, ao terminar a graduação, faz a pós em uma gestão específica de Administração. O currículo brasileiro é parecido com o americano, por isso, é necessário procurar especializar-se depois”, pontua.