Atual diretor do CIEP 306 Deputado David Quindere, em São Gonçalo, Onofre Saback dos Anjos trilhou um caminho muito plural até chegar ao cargo. Além da graduação, ele investiu nos Cursos de Atualização da Fundação Cecierj e chegou a trabalhar como mediador a distância.

“Cheguei a fazer um ou dois cursos na minha área, que é Biologia. Bem interessante. Eu tinha pouca experiência com Extensão e pós-graduação, e esses cursos abrem espaço para debate entre os professores, o que torna o processo muito rico, pois nos coloca em contato com outras realidades. Essa experiência fez com que eu crescesse profissionalmente de forma muito rápida”, conta Onofre.

Agora, o professor volta a ter contato com a Fundação, ao ser chamado para participar do projeto de formulação do material didático da Formação Docente: “Eu cheguei a tentar trabalhar como mediador, tinha feito pós-graduação em EaD de Educação de Jovens e Adultos, mas fui selecionado para a vaga de conteudista. Foi uma oportunidade maravilhosa”.

O diretor do Ciep também lembra que foi chamado para participar da adaptação do material na sala de aula virtual, e para fazer a capacitação dos professores de Biologia do Estado. “Essas últimas ações não foram mais pela visão do aluno, mas da gestão, da aplicação do EaD. Em cima disso, ainda tive a chance de ingressar em um mestrado”, explica.

Para Onofre, essa experiência ajudou a compreender melhor o funcionamento de uma escola no aspecto mais amplo, o que o motivou a entrar na área de coordenação escolar: “Toda essa trajetória me levou para a direção escolar. Essa engrenagem só aconteceu porque a Fundação Cecierj abriu essas grandes possibilidades para mim, o que fez com que eu olhasse a educação de uma maneira diferente”.