✨ Principais eventos do mês ✨ 

 

🪐 02/11 (a partir de 20 horas). Júpiter estará em oposição ao Sol. A oposição de um planeta exterior (aqueles que estão depois da Terra, em ordem de distância ao Sol) ocorre quando a Terra está entre o Sol e o planeta. Neste momento, os três objetos estão posicionados em linha reta, o que possibilita observar o planeta no auge do seu tamanho e brilho no céu noturno. Portanto, este será o melhor momento para observar Júpiter no ano. O planeta aparecerá na região leste do céu (região do nascer do Sol), por volta das 20 horas, e, ao longo da noite, se encaminhará para a região oeste, onde deixará de ser visível por volta das 5 horas da manhã. 

  

🌓 05/11. A Lua chega na sua fase Quarto-Minguante. 

 

🔭09/11 (a partir de 4 horas da madrugada). Lua e Vênus estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Virgem (região leste do céu). Uma conjunção acontece quando dois ou mais astros, se vistos de um ponto do Universo, parecem estar muito próximos no céu. Neste dia acontece o último encontro da Lua e Vênus do ano, ambos também estarão próximos da estrela Spica, a estrela mais brilhante da Constelação de Virgem. 

 

🌑 13/11. A Lua chega na sua fase Nova. 

 

🔭14/11. Mercúrio e Antares estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Escorpião (região oeste do céu, região do pôr do Sol) no início da noite. 

 

18/11 (por volta de 2 horas da madrugada) Chuva de meteoros Leônidas. Esta chuva de meteoros é associada à passagem do cometa Tempel-Tuttle e pode ser observada na madrugada do dia 18, por volta de 2 horas da madrugada, na região da Constelação Ocidental de Leão (região leste do céu). 

 

🌗 20/11. A Lua chega na sua fase Quarto-Crescente. 

 

🔭20/11 (a partir de 19 horas). Lua e Saturno estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Aquário. O planeta Saturno e a Lua estarão bem próximos no céu neste dia, podendo ser observados assim que anoitecer no topo do céu, ficando visíveis até por volta de 1 hora da madrugada, quando irão se pôr na região oeste. 

 

🔭24/11 (a partir de 19 horas). Lua e Júpiter estarão em conjunção na região da Constelação Ocidental de Áries. O planeta Júpiter e a Lua estarão bem próximos no céu neste dia, podendo ser observados assim que anoitecer na região leste do céu, ficando visíveis até por volta de 3 horas da madrugada, quando irão se pôr na região oeste. 

 

🌕 27/11. A Lua chega na sua fase Cheia. 

 

🪐 Planetas que poderão ser observados no céu de novembro 🪐 

 

Saturno. Assim que anoitecer, Saturno estará visível no topo do céu, ficando visível até aproximadamente 1 hora da madrugada, momento em que irá se pôr na região oeste do céu. Visível ao longo de todo mês. 

 

Júpiter. Por volta de 20 horas, Júpiter irá aparecer na região leste do céu, ficando visível ao longo de todo o mês, até aproximadamente às 5 horas da manhã. Com o passar dos dias do mês, poderá ser visto cada vez mais cedo e também deixará de ser visto cada vez mais cedo. No último dia do mês, já estará visível na região leste assim que anoitecer e irá se pôr na região oeste às 3 horas. 

 

Vênus. Vênus, por vezes chamado de “Estrela D’alva”, aparecerá no céu nas madrugadas de novembro. Aparecerá na região leste do céu a partir das 4 horas e ficará visível até o nascer do Sol. 

 

Mercúrio. A partir do dia 15, Mercúrio poderá ser observado na primeira hora da noite, na região oeste do céu (região do pôr do Sol). 

 

Elaborado por Janaina da Silva Seraphim. 

Revisão: Carolina de Assis.