Quem está fora da idade escolar e deseja concluir os ensinos Fundamental e Médio já pode se inscrever na Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos. A matrícula está aberta para novos alunos e o processo é totalmente online. A primeira etapa consiste na pré-matrícula que deve ser feita no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/. Os CEJAs são escolas da rede estadual de ensino e administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O ensino na Rede CEJA é semipresencial e utiliza uma plataforma online adequada para essa modalidade, o que facilita a aprendizagem. O aluno conta sempre com o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas e o material didático é disponibilizado gratuitamente na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.

“A educação é capaz de transformar as pessoas e a vida delas. O ensino da Rede CEJA é justamente para quem não tem mais aquele tempo disponível de estar em sala de aula, mas tem o desejo de aprender algo novo e que vai ajudar na realização de seus sonhos num futuro próximo”, disse Dr. Serginho, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para se tornar aluno do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o Ensino Médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o estudante matriculado no CEJA estuda de acordo com sua disponibilidade através de uma plataforma online adequada para o ensino semipresencial.

“É sempre um prazer receber, em nossas unidades escolares, estudantes do CEJA, esse importante programa que cria novas e significativas oportunidades para jovens e adultos na área profissional e pessoal”, destacou Alexandre Valle, secretário de Estado de Educação.

Logo após a efetivação da matrícula na unidade de interesse, o aluno pode começar os estudos com a indicação das disciplinas e o material necessário. “Estamos felizes com a abertura das matrículas para os novos alunos e caminharmos juntos na conclusão dos estudos. Eles vão ter acesso a um ambiente virtual de aprendizagem, além de contar com uma equipe preparada e qualificada”, explicou Rogerio Pires, presidente da Fundação Cecierj.

COMO SE MATRICULAR NO CEJA:

1. Veja qual é a escola mais perto de você. Acesse www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/a listagem com os endereços, telefones e e-mails de contato das escolas da Rede Ceja.
  2. Fazer a pré-matrícula no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/
  3. Após a pré-matrícula, o aluno deve encaminhar um e-mail para a escola onde deseja estudar enviando os documentos necessários.
  4. A confirmação da matrícula será realizada pelo mesmo e-mail que o aluno enviou os documentos.
  5. O aluno receberá a confirmação da matrícula com as seguintes orientações para iniciar seus estudos de casa:

– como e o que estudará;

– número de matrícula;

– vídeo explicativo de como acessar a plataforma online de ensino.

1. Os documentos originais deverão ser apresentados, obrigatoriamente, quando a unidade escolar voltar a funcionar presencialmente.
  2. Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

• Carteira de Identidade (RG)
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico Escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do ENEM ou ENCCEJA ou Provão dos Exames Supletivos
  • Certidão de Nascimento ou casamento
  • Certificado militar (sexo masculino)