A Fundação Cecierj tem novo presidente. João de Melo Carrilho foi nomeado, na última sexta-feira (06/01), em publicação no Diário Oficial. Advogado, João tem especialização em Direito Público e ênfase em Gestão Pública, com experiência na administração pública e passagens pelos poderes legislativo e executivo. Foi secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

Na terça-feira (10), ele se reuniu com os servidores e agradeceu o empenho de todos os profissionais e disse que fará uma gestão de portas abertas e que vão construir uma história juntos. Falou ainda que, com sua experiência na gestão pública, vai trabalhar para dar condições aos servidores de desempenharem o trabalho e também fortalecer a atuação que é desenvolvida na ponta.

Realizações

Em sua passagem pela Faetec, ele inaugurou dez novas unidades: Tamoios, Cabo Frio, Manguinhos e Vila Kennedy, no Rio, Rio das Ostras, Itatiaia, Areal, Cachoeiras de Macacu, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu e Tanguá

Pela primeira vez, a Faetec promoveu dois novos cursos de Qualificação Profissional: Porteiro para Edifícios e Condomínios e em Porteiro Escolar, qualificações consideradas como um pré-requisito no preenchimento de vagas de emprego.

João foi responsável pelo lançamento do Programa Estagiando na Rede, que prevê a oferta de vagas de estágio interno para alunos do ensino técnico e superior com pagamento de bolsa. Em sua gestão, foram chamados 254 aprovados no concurso público em quatro convocações. Um concurso que foi realizado em 2019, após a instituição ficar 10 anos sem certame. E a Rede chamou mais de 900 profissionais, que aguardavam desde março de 2020, do processo seletivo simplificado para contratação temporária.

Atuou na ampliação das parcerias pedagógicas da Rede, como a conceituada escola de gastronomia Le Cordon Bleu, que aumentou o número de vagas ofertado. Com a empresa Cisco, líder mundial em tecnologia da informação, a Faetec disponibilizou de maneira gratuita dois cursos: Cibersegurnaça e Programação para Iniciantes.

Já com a Fundação Ceciej ofertou o Pré-Vestibular Expresso e 300 vagas foram destinadas às unidades da Faetec em Angra dos Reis, Búzios e Iguaba Grande. Firmou uma parceria com a Oracle Academy, programa educacional filantrópico disponível em mais de 120 países. A empresa oferece uma variedade de recursos de educação em ciência da computação para escolas secundárias, faculdades e universidades, o que garante acesso ao ensino tecnológico a 51 unidades educacionais.

Entre 2009 e 2012, foi vereador de Armação dos Búzios. Na cidade, foi secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de 2015 a 2020.