Já estão abertas as inscrições para mais uma oferta do Programa de Formação Continuada de Professores, elaborado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. São 5.580 vagas para os cursos realizados na modalidade a distância nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Educação Especial e Inclusiva, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional. A inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia 23 de maio em  https://www.cecierj.edu.br/extensao . A iniciativa é voltada para professores do Ensino Fundamental II e Médio, profissionais da Educação Básica e e licenciandos.

O Programa de Formação Continuada de Professores é oferecido em períodos letivos e tem carga horária de 120 horas, organizado em disciplinas de 30 horas. Em cada período, o candidato tem direito a realizar inscrição em até duas disciplinas. Não há inscrição automática: ao término de cada período letivo o cursista deve se candidatar às vagas nas disciplinas que desejar para dar continuidade ao curso. As aulas começam no dia 1º de junho e se estendem até 24 de agosto.

“Profissionais da educação que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos não podem perder a segunda oferta do Programa de Formação Continuada de Professores que a Fundação Cecierj divulga este ano. É uma iniciativa, através dos cursos gratuitos e a distância, que oferece ferramentas e práticas pedagógicas que poderão contribuir para o trabalho em sala de aula e os alunos só têm a ganhar”, afirma o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Os cursos se destinam a complementar a formação dos professores com base na discussão de diferentes temáticas pertinentes à educação básica. As disciplinas integrantes das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática têm o objetivo principal de alinhar as habilidades e competências desenvolvidas no curso com as necessárias à prática docente. Já as disciplinas das áreas Prática Docente, Educação Especial e Inclusiva e Tecnologia Educacional abordam temas transversais a todas as áreas do conhecimento e se destinam a colaborar com novas práticas pedagógicas e a incentivar o aprimoramento das já existentes.

Todas as informações referentes a esse processo seletivo estão disponíveis na página da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj em https://www.cecierj.edu.br/extensao . Em caso de dúvida, o candidato poderá enviar e-mail para  suporte-extensao@cecierj.edu.br.