Moradora da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Camila dos Santos Materco sonha em cursar uma faculdade de Administração, mas diz que antes de alcançar essa meta o seu primeiro passo foi matricular-se em um curso técnico da mesma carreira, para que antes de chegar ao ensino superior pudesse angariar mais conhecimento da carreira profissional que escolheu.

“A vontade de cursar o ensino técnico veio primeiro que o desejo de fazer uma faculdade de Administração, para conhecer melhor a área administrativa”, disse Camila Materco que foi contemplada com uma vaga no curso de Ensino Técnico de Nível Médio de Administração na modalidade a distância (EaD), semipresencial, com duração de quatro semestres, em escolas técnicas estaduais (ETE), oferecido pelo programa TEC RJ, criado por meio de cooperação técnica entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro ( Fundação Cecierj).

Camila Materco, que atualmente está cursando o segundo módulo do curso no Polo ETE Juscelino Kubitschek, em Jardim América, disse que descobriu o programa TEC RJ na internet durante uma pesquisa sobre os cursos de ensino superior a distância oferecidos em universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, pelo Consórcio Cederj, que há 20 anos é administrado pela Fundação Cecierj.

A aluna, atualmente com 30 anos de idade, diz que a escolha de fazer administração em uma escola técnica foi uma escolha acertada:

“Estou achando bom o curso. Pelo primeiro módulo a disciplina Fundamentos em Administração me deu a visão que precisava, conheci a história da administração”, afirmou Camila Materco que iniciou o curso em 2019.

Oportunidade

Ela revelou, também, que se não fosse a oportunidade de cursar gratuitamente o curso pelo TEC RJ seria difícil fazer o ensino técnico, pois não teria condições de pagar um bom curso. Segundo ela, o fato de a capacitação ser a distância também é um facilitador para o estudo: “Moro um pouco distante do centro de Caxias, mas como o curso é a distância os gastos com passagens são baixos”.

Apesar de ainda estar apenas no segundo módulo do curso de Administração, a aluna disse que já conseguiu o seu segundo estágio na área. Segundo ela, senão fosse o TEC RJ não teria essas oportunidades de trabalho:

“Tive uma experiência de estagiar em uma empresa do setor financeiro. Meu trabalho era mais operacional, onde desenvolvi habilidades de negociação, boa comunicação e objetividade. Então, saí do primeiro estágio e, agora, consegui outro na Defensoria Pública, onde atuou no processo de análise de documentos. Foi por meio do TEC RJ que eu consegui essas duas oportunidades”, explicou Camila Materco comentando sobre as suas pretensões em seguir estudando e avançando profissionalmente: “Quero crescer na área administrativa, aproveitar qualquer oportunidade sejam concursos públicos ou chances na área privada”.

Importância

Camila Materco relata, ainda, a importância do TEC-Rio em sua vida e incentiva mais pessoas a procurarem o projeto:

“Eu acho muito grande a importância do projeto, pois, por meio dele, muitos como eu podem obter um diploma consistente e conquistar uma profissão. É uma boa oportunidade para obter uma profissão em curto prazo. Eu recomendo o TEC RJ, onde se encontram professores qualificados”, afirmou.

Quando descobriu as escolas técnicas do TEC RJ, Camila Materco estava sem trabalhar, por isso o curso está sendo uma grande oportunidade de crescimento profissional:

“Eu estava desempregada, sem perspectiva de vida e em pouco tempo de curso consegui um primeiro estágio. Abriu um leque de possibilidades, até porque faço planos para continuar cursando administração e a distância também”, disse Camila.

Sobre o curso

O curso Técnico em Administração foi lançado pelo programa TEC RJ, em meados de 2019. Na ocasião, foram ofertadas 300 vagas destinadas a cinco Escolas Técnicas Estaduais: ETE Santa Cruz; ETE Oscar Tenório, em Marechal Hermes; ETE Maria Mercedes Mendes Teixeira, no Parque Anchieta; ETE Juscelino Kubitscheck, no Jardim América; e ETE João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu.