Com o lançamento oficial do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI, na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, a Fundação Cecierj abriu uma nova frente de trabalho criada para promover e viabilizar soluções de acessibilidade e inclusão para o público interno e externo do órgão, visando a beneficiar toda a população do estado do Rio de Janeiro.

“De acordo com o trabalho que a Fundação Cecierj vem fazendo de se aproximar cada vez mais da população do Rio de Janeiro como um todo, o NAI nos possibilita realmente chegar mais perto de todas as pessoas, sem exceção”, disse o presidente da Fundação Cecierj, professor Gilson Rodrigues, sobre o novo projeto, cuja responsabilidade é realizar o planejamento e a execução das ações de inclusão da instituição.

A coordenadora do NAI Luciana Perdigão disse que o núcleo é “um espaço de pessoas para pessoas”, e enfatizou que o diferencial do projeto será o atendimento personalizado, por meio de uma metodologia de trabalho com base no conhecimento das reais necessidades do público-alvo:

“Não tem tecnologia que substitua o atendimento personalizado, conhecer o aluno e a necessidade de cada pessoa. Não vai ser uma tecnologia e um recurso que vão atender o indivíduo na plenitude. A gente precisa conhecer a pessoa para atendê-la. E, no caso do Cederj, ajudá-la a estudar com autonomia”, explicou Luciana Perdigão.

Presenças

A cerimônia de lançamento do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI foi realizada no novo auditório da Fundação, localizado no 6º andar do prédio na Central do Brasil, onde está instalada a sede do órgão, para uma plateia que reuniu funcionários e convidados.

A mesa que presidiu a solenidade foi formada pelo presidente da Fundação Cecierj, professor Gilson Rodrigues; ao lado do titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), secretário Leonardo Rodrigues; do chefe de gabinete da Secretaria Felipe Cavalcante; do presidente da Faetec, Rômulo Massecesi; e do deputado estadual Rodrigo Amorim.

O evento contou com a participação das professoras da UERJ Tania Carvalho e Georgina Washington; do ouvidor da UERJ Eliel Oliveira Larrubia, representando o reitor da universidade; e da ouvidora da Faetec Luciana Egito. O lançamento teve também as presenças da subsecretária de Vitimados do Governo do estado, Daniele Ezequiel; e da subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da Secti, Maria Izabel de Castro.

Agradecimentos

Durante o evento o presidente Gilson Rodrigues, dirigindo-se ao secretário Leonardo Rodrigues e à plateia, fez questão de manifestar o seu agradecimento ao apoio que a Fundação Cecierj vem recebendo da Secti e dos parceiros como UERJ, Faetec e a Alerj, esta última pela contribuição de parlamentares como o deputado Rodrigo Amorim.

Gilson Rodrigues agradeceu, também, à diretoria e a todo corpo técnico da Fundação destacando a equipe responsável pela reforma do auditório, que agora tem a capacidade de abrigar cerca de 100 pessoas, com novas instalações e equipamentos.

“Eu estou muito feliz por esse momento de inauguração desse espaço que vai servir tanto para atender às demandas da Fundação quanto às necessidades das demais secretarias e órgãos com as quais temos parcerias. É um espaço que vai dar ao servidor condições para se capacitar e a gente não para por aqui. Para dar suporte a esse ambiente, nós estamos montando ao lado deste auditório um laboratório de informática, que também vai ajudar a dar suporte à capacitação dos servidores”, concluiu Gilson Rodrigues.

Durante a sua fala o secretário Leonardo Rodrigues aproveitou para ressaltar a importância da valorização do trabalho do servidor, lembrando que é preciso ao gestor público ter a sensibilidade de dar voz a esse colaborador:

“Eu acho que já se falou tudo o que se precisava para representar o que a gente está vivendo hoje aqui. Mas, diante de uma sala com tantas mulheres, a gente precisa agradecer a vocês, porque nós aprendemos muito ao trabalhar ao lado de mulheres. Para atuar no serviço público nós precisamos ter, principalmente, sensibilidade… que é uma coisa que falta a muitos gestores. E isso nós aprendemos com vocês mulheres”, disse Leonardo Rodrigues, aproveitando para destacar o trabalho que o presidente Gilson Rodrigues vem realizando à frente da Fundação Cecierj, juntamente com a sua equipe. “Parabéns Gilson, continue firme porque ainda temos muito por fazer”, completou o secretário.

Após a solenidade de lançamento do NAI e de inauguração do novo auditório da Fundação Cecierj, foi realizada a primeira sessão especial do Cineclube Cecierj, com a exibição do filme “Vidro”, que encerra a trilogia criada por M. Night Shyamalan, que conta com as obras “Corpo fechado” e “Fragmentado”. O programa marca o início das atividades de entretenimento para os funcionários da Fundação, que irá funcionar toda última sexta-feira do mês.