Para compensar a não abertura de vagas para a modalidade Intensiva do Pré-Vestibular Social, a Fundação Cecierj, através da diretora do projeto, decidiu disponibilizar todo o conteúdo das aulas no Google ClassRomm. O sucesso da primeira turma foi tanto que tivemos que abrir uma nova. Quem acessar esse espaço terá acesso a mais de 180 vídeos de conteúdo das aulas, além de áudios, resumos e material didático em PDF. Para fazer parte, a pessoa interessada deve entrar em http://classroom.google.com , fazer login com sua conta do Google e, na página “turmas”, clicar em participar de uma turma com o código x6rgs2u. No total são mil vagas.

Desde 2003, o Pré-Vestibular Social atende cerca de sete mil alunos, em todo o Rio de Janeiro, no preparatório para as provas de acesso às universidades. Por conta da Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas, mas a equipe do projeto montou diversas estratégias para manter o aprendizado e o vínculo com os estudantes.

“Uma das nossas primeiras iniciativas, e que demos continuidade, foi a produção de vídeos. Depois, nós passamos a converter para áudio, acompanhado de um resumo da aula, para os alunos com baixo acesso à internet. Agora, com a chegada da metade do ano, com orientação de não voltarmos às aulas presenciais, decidimos não abrir inscrição para o intensivo, que seria uma ocupação das vagas ociosas. Resolvemos, então, centralizar todo o conteúdo no Google ClassRoom, que é uma ferramenta que facilita essa organização. Foi uma maneira que encontramos de compartilhar um material de qualidade, produzido pelos nossos mediadores, com quem não está matriculado no PVS”, explica Luiz Bento, diretor do PVS.

Crédito:
Foto de Ordenador creado por drobotdean – www.freepik.es