A inscrição para o Exame Estadual de Certificação da Rede Ceja 2024 está aberta de 19 de fevereiro a 3 de maio. O Provão do CEJA é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio, até o último dia de inscrição para os exames. São mais de 29 mil vagas ofertadas. As provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de maio.

Para participar, o candidato deve estar matriculado em uma das 59 escolas da Rede Ceja, que integram a rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A inscrição é gratuita e poderá ser realizada na secretaria, de segunda a quinta, das 13h às 19h. Cada unidade oferece individualmente 500 vagas aos estudantes.

“Indo para a sua quarta edição, o Provão da Rede CEJA é um sucesso no número de inscritos, chegando a quase 50 mil, e de aprovação. Isso mostra a importância das certificações que credenciam os estudantes ao mercado de trabalho, além do desenvolvimento pessoal, gerando motivação e comprometimento. É uma excelente oportunidade para quem quer concluir os estudos tendo apoio da escola”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

Para obter o certificado, o estudante deverá passar na prova, que será aplicada por área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa); Ciência da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Aluno aprovado no CEJA e na faculdade

Vitor de Oliveira Diniz Nunes, de 25 anos, estudante do CEJA Central do Brasil, foi um dos aprovados no Provão e está fazendo faculdade de contabilidade para trabalhar na área fiscal e prestar um concurso. “Soube do Provão e não perdi tempo, me inscrevi e, com o material do CEJA, comecei a estudar e veio a resposta da aprovação. Só felicidade!”, disse o morador de Santo Cristo, que parou de estudar, aos 16 anos, para ajudar a mãe.

“Conciliava trabalho e escola, até que um dia, não consegui acordar e dormi mais de 15 horas seguidas de tanto cansaço. Percebi que não ia daria para manter essa vida e decidi só trabalhar, mas sempre senti falta da conclusão dos estudos. Na hora de procurar emprego, as vagas exigiam o ensino médio. Até que um dia eu conheci o Cecierj e o CEJA e comecei a estudar, com apoio dos professores e do material”, explicou Vitor, que nos deixa uma mensagem:

“Nosso maior obstáculo é nós mesmos. Não deixe chegar pensamentos ruins e duvidosos e não aceite que pessoas falem o que você pode ou não fazer. A nossa mente é capaz de nos dar todas as forças que precisamos para conquistar nossos objetivos”.

Portaria institui normas de avaliação, desempenho e certificação dos alunos da Rede CEJA

O Provão do CEJA, que está em sua quarta edição, voltou a ser realizado após 20 anos com a publicação da portaria nº 569 de 26 de maio 2022, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede Ceja no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Essa é a primeira portaria, após a criação, em 29 de maio de 1980, da modalidade de ensino em que a rede funciona (metodologia semipresencial), que trata exclusivamente da avaliação e da criação de exames de certificação.