A Fundação Cecierj alerta que a inscrição no Exame Estadual de Certificação da Rede Ceja 2024 é gratuita e não há pagamento, de qualquer tipo, para realizar o Provão da Rede CEJA. A Fundação Cecierj, assim que tomou conhecimento da existência de um grupo de whatsapp, cobrando pela inscrição no exame e pelo diploma de conclusão dos ensinos fundamental e médio, abriu processo interno. A ocorrência (nº 001-02081/2024), que foi recebida pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, já está em análise.

Reforçamos que as inscrições são feitas diretamente nas escolas da Rede CEJA (59 em todo o Estado) pelo aluno, que precisa ter matrícula ativa. Reiteramos que não há cobrança para fazer a inscrição e nem para pegar o material didático para os estudos. Solicitamos que alunos, responsáveis e demais membros da comunidade escolar, reportem imediatamente casos similares à Direção da unidade, que fará a comunicação à instituição.