Clique aqui para se inscrever, mas antes leia o Regulamento e as normas para cada Modalidade.

 

Modalidade 1 Modalidade 2 Modalidade 3
Normas para artigo Mod. 1

Ficha de avaliação Mod. 1

Normas para artigo Mod. 2

Ficha de avaliação Mod. 2

Orientações estrutura do plano de pesquisa

Normas para plano de pesquisa Mod. 3

Ficha da avaliação Mod. 3

XIV FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro

Estudantes e docentes, não percam a oportunidade de participar da FECTI, a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro.

Estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico, das redes pública e privada de ensino, terão a oportunidade de apresentar na XIV FECTI seus projetos de pesquisa.

Em 2020, as inscrições diretamente na plataforma SisFECTI ou de projetos indicados pelas feiras afiliadas deverão ser efetuadas em uma das 3 Modalidades:

Modalidade 1. Projeto já desenvolvido, com resultados

Modalidade 2. Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais

Modalidade 3. Projeto/proposta de pesquisa, sem resultados. Nesta modalidade, não poderão se inscrever estudantes concluintes do Ensino Médio ou Técnico.

Os alunos de 6º ao 9º ano podem inscrever, gratuitamente, seus projetos nas categorias de Ciências no Ensino Fundamental II, e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

Para cada escola ou professor somente será permitida a inscrição de até quatro projetos, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos.

Os projetos submetidos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os projetos finalistas das Modalidades 1 e 2 serão publicados nos Anais da XIV FECTI, em meio digital.

Na sua 14ª. Edição, em virtude da pandemia do coronavírus Covid-19, a FECTI será realizada 100% online, utilizando as ferramentas digitais disponíveis.

Regulamento da XIV

Baixar arquivo

Premiação

  • Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto primeiro colocado em cada uma das 6 categorias das Modalidades 1 e 2.
  • Medalhas para estudantes e professores dos três projetos mais bem colocados em cada categoria das Modalidades 1 e 2.
  • Prêmio Divulgação Científica – Medalhas para estudantes e professores autores do melhor projeto, considerando a apresentação dos estudantes e a escrita científica, nas Modalidades 1 e 2.
  • Prêmio Meninas na Ciência – Medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar na XIV FECTI, como forma de incentivo e reconhecimento ao papel das mulheres na ciência.
  • Bolsas CNPq: Os alunos autores de projetos premiados nas Modalidades 1 e 2, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2021, irão concorrer a quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.
  • FEBRACE: três projetos da Modalidade 1 serão indicados para participar da FEBRACE de 2021, organizada pela USP – São Paulo, SP.
  • Ciência Jovem: dois projetos das Modalidades 1 ou 2 serão indicados para participar da Ciência Jovem 2021, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda, PE.
  • MOSTRATEC: três projetos das Modalidades 1 ou 2 receberão credenciamento para participar da MOSTRATEC de 2021, organizada pela Fundação Liberato – Novo Hamburgo, RS.
  • Pré-Seleção de até 20 projetos da Modalidade 3 para a XV FECTI – 2021.

 

Cronograma preliminar da  XIV FECTI

Etapas Data
Inscrições diretas, Modalidades 1, 2 e 3 1 de setembro a 1 de outubro
Prazo para Inscrições de projetos indicados pelas feiras afiliadas 2 a 28 de outubro
Divulgação pré-selecionados 5 de novembro
Confirmação de inscrição (condicionada ao envio de link de vídeo e da documentação)  6 a 15 de novembro
Divulgação dos finalistas 17 de novembro
XIV FECTI Virtual 2 a 5 de dezembro

 

Mais informações:

Página : http://cederj.edu.br/divulgacao/fecti/

Fanpage: http://pt-br.facebook.com/pages/FECTI/321465447966139

Plataforma SisFECTI: https://fecti.cecierj.edu.br/login

e-mail: fecti@cecierj.edu.br

Telefone: (21) 2334-1582