A Diretoria de Extensão organizou na última quinta-feira, 19 de dezembro, o encerramento do curso de Aperfeiçoamento em Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. A turma, composta por 76 pessoas, foi dedicada a aperfeiçoar professores da Rede Estadual de Educação (Seeduc).

Participaram da mesa de abertura a diretora da Extensão, da Fundação Cecierj, Michelle Casal Fernandes, a representante da Seeduc, Jussara Greenhalg, e a representante da Superintendência Pedagógica da Seeduc, Eliani Dantas. Logo após a cerimônia, houve o lançamento do livro “Educação especial no Município do Rio de Janeiro e a Importância do Agente de Apoio à Educação Especial, escrito por Deni Cristine Domginues, que ex-aluna do Cederj.
Como aconteceu na primeira edição do evento, a segunda parte do encerramento contou com rodas de conversas entre os cursistas para debaterem os trabalhos desenvolvidos durante as 180 horas de curso.

Vanessa Goulart, professora que atua em São Gonçalo, explicou que começou a se interessar pelo tema após estagiar no Colégio Pedro II e que o curso a ajudou a pensar outros caminhos para sua atuação profissional.

“Sou formada em Biologia pela UFF, e na graduação eu tive uma professora que trabalha com essa questão de inclusão. Na minha monografia, eu fiz um trabalho voltados aos alunos com deficiência visual, modelos de células voltados aos alunos, que via a questão de aprendizagem, tanto pela perspectiva dos alunos quanto dos professores”, lembrou a professora, que este ano lecionou para uma pessoa com autismo:

“O curso casou direitinho com a minha necessidade, porque eu precisava aprender a lidar com essa diversidade. Eu achei as aulas extraordinárias, aprendi muito sobre a diferença da integração e inclusão, porque antes eu achava que era a mesma coisa, e também sobre como lidar com as diferentes dificuldades, não só a visual e auditiva, mas a intelectual também. Agora, antes de pensar uma avaliação ou uma ação em aula, eu penso primeiro nesse aluno e depois, nos alunos que não têm essa dificuldade. Percebi que os métodos adotados desde então estão fazendo com que todos aprendam melhor”.