Terminar os estudos, ser disputado no mercado de trabalho e não desistir de nada na vida. Esses são alguns dos objetivos apresentados no projeto “Aluno de sucesso”, desenvolvido no CEJA São Pedro da Aldeia, escola da rede estadual de ensino voltada para a educação de jovens e adultos e administrada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa partiu do professor de Educação Física, Paulo César Noronha, e agora integra o “Projeto de vida”, componente curricular do Novo Ensino Médio, que estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional.

Um dos artigos sinaliza que “os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”. A aula do professor Paulo César vai nesse sentido e acontece em momentos importantes da vida acadêmica dos alunos matriculados no CEJA, como no início do curso e no período do exame estadual de certificação, o Provão da Rede CEJA.

“A ideia é contribuir para que os alunos sejam motivados, aprendam a desenvolver ações empreendedoras, a partir do treinamento recebido, e, consequentemente, diminua o índice de evasão e aumente a aprovação”, comenta o professor, que explica como a ideia surgiu: “Estudo muito sobre empreendedorismo e percebi que não se tratava de conteúdo, mas de os estudantes terem uma atitude proativa, de campeões. Após uma reunião aqui na escola, com o apoio da direção, construímos o projeto “Aluno de sucesso”, que passou a ser a aula inaugural e agora está se expandindo”.

O professor explica que essa mudança se deu principalmente com as regras estabelecidas pelo novo currículo, porque, como prevê o “Projeto de vida”, a escola precisa desenvolver atividades que fomentem o protagonismo estudantil. “Na visão do aluno, o mais importante é fazer a prova para alcançar a certificação, mas sempre falei que é preciso dar uma injeção de ânimo nele para que não desista dos estudos e estejam preparados para o mercado de trabalho. É isso que gosto de fazer: plantar sonhos e mostrar que é possível”, concluiu Paulo Cesar.

O aluno Luiz Carlos Pereira disse que está muito feliz no Ceja São Pedro da Aldeia, depois de passar por duas situações bem difíceis em sua vida. Um problema de saúde, que o fez ficar hospitalizado, e descobrir, na hora da colação de grau do curso de Serviço Social, que a instituição onde ele havia feito o ensino médio não tinha nenhuma documentação. “Fiquei muito triste e não tinha ânimo para voltar aos estudos até que conheci o CEJA e agora concluirei o ensino médio. As aulas motivacionais têm me trazido ainda mais força. Vou conseguir e ainda farei a diferença na vida de muitas pessoas voltando a atuar na área da assistência social”, disse Luiz Carlos emocionado.