A criação dos Centros de Ciências no Brasil, frequentemente citados como instituições que marcaram gerações e mudaram a forma como a ciência era ensinada nas escolas, estava inserida em um contexto do fim da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, que impulsionaram os investimentos em ciência e tecnologia. Esse caminho é recontado no livro ‘De Cecigua a Fundação Cecierj: trajetórias na educação em ciências e na divulgação científica no estado do Rio de Janeiro”, que a Fundação Cecierj lança, em evento virtual, na próxima terça-feira (15/12), às 10h, na página oficial da instituição no YouTube. O evento será acessível em libras. A publicação, que estará disponível em formato digital, foi desenvolvido em cooperação com o INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

Fundado como Centro de Treinamento para Professores de Ciências no Estado da Guanabara (CTPCG), teve, ao longo de sua história, outros nomes: Centro de Ciências do Estado da Guanabara (Cecigua) e Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), que foi transformado em uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação em 1990. O lançamento do primeiro volume, que resgata algumas de suas ações desde a sua criação em 1965 até o início dos anos 2000, dando destaque à sua contribuição para a educação em ciências e divulgação científica no estado, marca as comemorações dos 55 anos da Fundação Cecierj.

– O lançamento desse livro simboliza uma oportunidade de mergulhar na história dos Centros de Ciências no Brasil e na divulgação científica, de modo a reforçar a importância de toda essa trajetória para o desenvolvimento do estado. Temos muito a comemorar os 55 anos de história da Fundação Cecierj, pois a instituição é um importante instrumento que amplia oportunidades educacionais e profissionais, principalmente por meio da inclusão – ressaltou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

Dividido em cinco capítulos, o livro resgata o contexto histórico da política científica e educacional do Brasil nos anos que antecedem a criação do Cecigua, bem como o contexto de renovação do ensino de ciências no qual se inserem as primeiras atividades do centro. No segundo capítulo são apresentadas as trajetórias de três cientistas, educadores e divulgadores da ciência que estiveram engajados na criação do Cecigua: Ayrton Gonçalves da Silva (primeiro presidente), Newton Dias dos Santos (segundo presidente) e Fritz de Lauro, além dos marcos do começo de atuação do Centro de Ciências.

Já o capítulo três aborda a intensa atividade do Centro de Ciências durante toda a década de 1970 observando o impacto que as ações do movimento de renovação do ensino de ciências e, especificamente, as ações Cecigua no ano anterior já teriam provocado nos métodos e conteúdos do ensino de ciências de então. No capítulo quatro, os autores trazem os projetos e as ações do Centro de Ciências durante os anos 1980. O capítulo seguinte trata do investimento em popularização e divulgação da ciência durante a década de 1990 até o início dos anos 2000 e mostra ainda a criação e a consolidação de iniciativas, como o projeto Praça da Ciência e a formação continuada de professores.
“O livro faz o resgate de uma iniciativa que teve contribuição essencial para a educação em ciências e divulgação científica no estado com destaque para o Cecigua, instituição que deu origem ao Cecierj. Outra ação relevante e que, até hoje, norteia o trabalho da Fundação Cecierj é a interiorização de mostras e feiras de ciências”, destaca o presidente da Fundação Cecierj, professor Glaucio José Marafon.

Para a elaboração do livro, os autores Jessica Norberto Rocha, Danilo Magalhães, Luisa Massarani e Mônica Santos Dahmouche realizaram pesquisa bibliográfica e documental acervos e arquivos da Fundação Cecierj, do Memorial do Ensino de Ciências da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, do Diário Oficial da Guanabara e de acervos digitais de jornais de grande circulação. Eles vão contar como foi esse processo, no evento de lançamento do livro, com mediação do professor Robson Coutinho Silva, vice-presidente Científico da Fundação Cecierj.